A Tranquilidade da Alma


São muitas as coisas que tentam a todo momento nos tirar a tranqüilidade.
O que é Tranquilidade?  - É a Paz que excede todo entendimento, é ter uma boa qualidade de vida, ter um estado de espírito sem agitação, manter a calma no meio das circunstâncias, buscar a quietude da alma para tomar decisões, ser moderado em tudo, ser sereno, gozar do refrigério do nosso Bom Pastor. 

Tantas são as coisas que nos enganam e que tentam nos tirar do foco verdadeiro, uma é a tal vaidade e a outra é a aflição de espírito (a ansiedade, a inquietação, a euforia, a precipitação...). 

Está escrito: “Seja a vossa moderação notória a todos os homens. Perto está o Senhor. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”. Filipenses 4:5-7

·  Como disse Agostinho “A paz é a tranqüilidade da ordem de todas as coisas”

“Aquietai-vos e sabei que Eu sou o seu Deus”(Salmo 46.10)

· “Quem pretende chegar a um determinado lugar, escolha um só caminho e deixe de seguir muitos ao mesmo tempo, pois isso não é caminhar, mas sim andar vagando” (Sêneca)

· “Na paz e tranqüilidade do seu SER encontras as respostas para todas as suas dúvidas e inquietações” (Confúcio)

"Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito" (Eclesiastes 1:14). "E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?" (Mateus 6:27)

· 'Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele (Eclesiastes 3.14). Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra'. Eclesiastes 3.17.

Tudo o mais passará. Só não o Sol de Deus sobre as nossas cabeças, isso se não deixarmos que a vaidade e a aflição da alma faça sombra e embace o brilho do amor e da riqueza do Espírito Santo em nós. Segundo, chuang Tzu, na imagem acima, diz: Se a tranqüilidade da água permite refletir sobre todas as coisas, vamos imaginar o quanto a tranqüilidade do espírito  pode permitir... Com toda certeza obras bem maiores, de acordo com a plena VONTADE do nosso glorioso Deus.

É promessa de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo que, aquele que crê nele farão obras maiores as que ele realizou - "Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras. Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho". João 14:10-13


Oração: Santo e Poderoso Deus, contempla-nos com as tuas bençãos. Que sejamos cheios com a paz de Jesus Cristo, a paz que excede todo entendimento. Que, o Espírito Santo possa reinar de forma extraordinária em nossas vidas, nos orientando, nos inspirando com a sua sabedoria, nos concedendo a total discernimento para sermos luz verdadeira diante da humanidade, para que aqueles que ainda não te conhece vejam as nossas boas obras e glorifiquem a Ti, nosso glorioso Deus. Prepara-nos Pai, para fazermos o teu querer... Que possamos viver cada dia tão somente de acordo com a tua direção e orientação. Remove pelo glorioso poder todo e qualquer tipo de ansiedade, inquietação e euforia que possa existir em nosso SER e VIVER, em nome do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulher você é uma Jóia Preciosa

"Águas Vivas fluem do Trono de Deus"

"Eu Sou o Caminho, a verdade e a Vida"